terça-feira, 16 de novembro de 2010

ENTREVISTA: THUG BLACK

Sampa, 16 de NOVEMBRO de VINTEDEZ (2010)
Salve rapaziada, Beijo Minas
Aqui quem rima é Ugli C.I.

Essa é a última ENTREVISTA das que não formam publicadas no começo do ano...e o entrevistado,também faz parte da banca REVIRAVOLTA MAFIA e atende pelo nome de THUG BLACK



Confira as idéias do mano.....

F.D.R.Q.S. ( Filosofia De Rua Quer Saber)
1-Então mano, na moral,pra quem não te conhece, liga qual seu nome verdadeiro, Idade, Partido Político e Time que torce e és casado ou solteiro ? Tens Filhos ? Quantos ?

Meu nome é Marcos Ap. Passos tenho 33 de idade do signo de aquário ,PeTista CoriThianO ,sou casado e tenho uma filha .

F.D.R.Q.S.
2-Como foi o seu inicio no HIPHOP? Quais Grupos foram importantes nisso? E Porque ?
Já era envolvido nas baladas ,nos eventos e nas festinhas de quebrada com os manos da época ,entre os que dançavam um break(Leste Break) e o graffiti que faziamos( Bola Oito graffit) nos becos de São Mateus,acabei me encontrando nas rimas, foi em 92 que subi no palco pela primeira vez...Não tenho favoritismo mas destaco algumas pancadas sonoras que eu escutava na época, Public Enimy,Just Ice,Original Concept ,Masta Ice,N.W.A, Mc eight,South Central Cartel ,Above the Law ,Mc Jack ,MT Bronk´s, U Negro ,Dj Rafa e os Magrelos,Baseado nas Ruas,PMC,Sistema Negro,Filosofia de Rua ,Produto da Rua,Consciência Humana, Pavilhão 9 ,vixxxx,e fora a banca que juntos escreviamos umas letras, gravava uns sons em fita cassete no 3 em 1 de alguem pra participar dos shows e campeonatos ,e se não desse nada a gente curtia do mesmo jeito,hehe,enfim... isso tudo foi muito importante pra mim,todos revolucionaram de alguma forma .

F.D.R.Q.S.
3-Na sua opinião qual Grupo ou Rapper Salva e Resgata com suas letras e idéias hoje?
Bom,eu acho que vai do ponto de vista de cada um né mano,de sentir o som e de entender a mensagem,as vezes o mano está precisando escutar uma palavra e nunca escuta de ninguém e numa letra de RAP ele se identifica e pode até dar outro rumo á sua vida por conta disso, independente do estilo,se você rima com o coração , sempre vai ter um mano que vai abrir a mente nesse fato.Eu particularmente ja ouvi manos dizerem que escutou um som meu e refletiu naquilo que estava fazendo se era certo ou errado e de outro dizendo que eu tinha rimado um momento de sua vida , então eu não me arrisco falar de um grupo ou rapper que resgata e salva e sim que uma boa música encontra e sensibiliza á que escuta.



F.D.R.Q.S.
4-Hoje nós temos rap em trilhas de novelas (inclusive da Globo) programas de auditório com grupos se apresentando ao vivo, videoclips de rap concorrendo não só na categoria rap, mais em melhor edição, melhor fotografia, entre outras categorias...Na sua opinião o rap pode considerar a Televisão um Aliado ?

Não diria um ALIADO,mas é um meio de comunicação importante pra divulgação de nossos produtos ligado ao MOVIMENTO (cd's , roupas , clipes , filmes, livros, graffiti), e somaria tambem no lado profissional de quem trabalha com a cultura ,porque atras de um projeto tem sempre um talento á ser revelado entre nós.

F.D.R.Q.S.
5-É publico e notório que as Grandes Gravadoras, ou o que restou delas, procuram a todo momento um EMINEM brasileiro ou um SNOOP DOGG tupiniquim pra lançar no mercado a sua maneira em 90% dos casos como já vimos, qual sua opinião sobre o rap e as Gravadoras ?
Acho que quem canta rap a ultima coisa que tem que pensar é de ganhar grana, pelo menos aqui no Brasil, e se por ventura conseguir um contrato de gravadora as clausulas de direitos em porcentagens de vendas de cd ou coisa parecida não vai ser meio á meio,e na questão do estilo vai de cada um, se tornar numa nuvem passageira ou seguir a raiz do grupo.

F.D.R.Q.S.
6- Na sua opinião qual a importância da Internet pro RAP hoje? e os dowloads, são contra ou a favor?
A internet em geral abriu as portas pro anonimato,quem não tem um trampo divulgando na radio ou tv pode montar uma pagina pessoal e divulgar o que quiser que ele vai estar lá ,sempre alguem vai clicar ali pra dar uma olhada no que ele fez tá ligado,e até criando outros projetos com varias parcerias até mesmo gringa ,isso é uma parada muito louca tiu , e fora a troca de informação né .E a questão do dowload digo que é inevitavel,porque mesmo que voce não jogue seu trampo na net pra baixar alguém que comprou seu cd vai lançar num blog porque curtiu e acha que tem que dividir com seus contatos ,por um lado é bom mas por outro lado acaba criando um costume mundial ,abaixando ainda mais a cota de venda de CD´S.etc..




F.D.R.Q.S.
7-Você é a favor da legalização da Maconha ? Por Que?
Eu acho que a legalização da maconha só aumentaria mais o confronto entre o governo e o consumidor,imagina o Brasil cheio de barzinhos e cafés vendendo maconha , derrepente um desses pontos é próximo de uma "bikera" vai ter concorrencia ,ai mano se já pensa nas piores situações,o tanto de neguim que vai sair roubando esses lugares,ai a policia com certeza vai ter mais autoridade pra pegar quem não está com "A MACONHA LEGALIZADA",vai descer a lenha,vai morrer mais gente .

F.D.R.Q.S.
8-Você é a favor da cota de faculdade pros negros? Por Que?
eu sou á favor da igualdade mas já que eles tratam o "negro" como se fosse o prejudicado nisso,a nossa periferia é missigenada . E é lógico que um pai de familia que dá um trampo ferrado e não recebe o que certo pensa no melhor pros seus filhos,então já que a"cota" está á disposição dos menos favorecido é uma boa chance de um aluno de escola publica aproveitar essa chance de melhoria profissional.

9- Quando você escuta a frase “Brasileiro Não Desiste Nunca”.....Qual A Primeira coisa que vem a sua mente?
Sempre lutar ,por mais dificil que seja a situação,encontrará uma saída.



F.D.R.Q.S.
10-Você tem o hábito de ler livros ? Quais? Indique Alguns para seus fãs ?
Não tenho esse hábito de ler mano,mas lembro dos poucos que eu li foi"O NEGO DA CHIBATA",que relatava a vida do primeiro negro na marinha, ROTA 66 que não terminei de ler,A Guerra no Golfo no tempo do Sadan.




F.D.R.Q.S.
11-Num País que o salário minimo é de R$.....(tenho vergonha de escrever o valor) quanto você acha que deveria custar um CD original e um DVD Original ?
Tinha que ser um preço acessivel ,pra incentivar o povo á comprar o original e deixar a pirataria de lado ,que está dominando o mercado informal e quebrando as pernas do artista.

F.D.R.Q.S.
12- Qual pergunta você gostaria de responder e nós não fizemos?
Bom ,sobre meus projetos que fiz e o que estou fazendo;
Em 98 quando fazia parte do grupo CRIMINAL BASS lançamos um cd pelo selo N.WORLD PRODUÇÕES ,em 2003 fiz parte da banca DE FRENTE PRO CRIME e gravamos um projeto independente,depois disso(2006) fui convidado á participar da banca REVIRAVOLTA MAFIA em meados 2007 elaborei meu projeto solo nomeado como DO PRÓPRIO VENENO ,em 2008 participei juntamente com outros grupos no dvd ao vivo do REVIRAVOLTA MAFIA e nesse meio tempo participei de alguns trampos :FEX BANDOLLERO - U BEM MI KÉ &U MAL MI KÉ , L.A - MAFIA REAL,TERCEIRO ATO, LILL DO DINASTIA RECORDS( baixada santista) e outros projetos que ainda estão por vir ,concerteza hehehe.

F.D.R.Q.S.
13-Música e Religião se discutem ?
Não tem nem o que discutir mano,soma a musica e talento o religioso vai ouvir a mensagem com mais coração,ai vai da criatividade de cada um pra fortalecer a fé do povo né.


14-Pra nós do FILOSOFIA DE RUA foi mó honra ter suas respostas , valeu memo, tamojunto parceiro e prra Finalizar, o espaço é seu pra agradecimentos, tels de contato, email , etc....
Quero agradecer á DEUS, á voces por esse espaço que pra mim é muito importante divulgar um pouco do que eu sou,dos projetos e de minhas opiniões,agradecer á todos que acreditaram e acreditam nessa correria,Hildo G.& Cibele Rocha (Studio HRM),Rubinho LadoB Graffit, ABC & Traffic B.(Bola 8 Tatoo),L.A & A.D (Mafia Real),Reviravolta Mafia em peso,São Mateus e região ,Baixada Santista,Praia Grande,Formiga(Joinville-SC) , minha esposa e minha filha e á todos os fãs que sempre estão procurando ,pesquisando , curtindo os shows e as musicas, tudo isso é uma das razões pra mim continuar rimando,tamu juntu ,paz á todos.

Pra escutar alguns sons acessem:
WWW.MYSPACE.COM/THUGBLACK13
novidades ,roles ,shows e afins acessem:
WWW.THUGBLACK13.BLOGSPOT.COM/
E-mail thugblack@gmail.com
telefone p/contato (11) 8507-1083
é nóis.

2 comentários:

  1. BACANA EU TENHO CD DESSE MANO COMO SOU FÃ DA BANCA DO "R" AO CONTRARIO NÃO PODIA DEIXAR DE TER O CD ORIGINAL O DJ VILLA QUE ME INDICO "LOJA CANAL 24" SO UMA SUGESTÃO IRMÃO COMO LEITOR DO BLOG!
    TROCA AS CORES DA PERGUNTA EMBARALHA MUITO ELAS SE MISTURAM COM AS RESPOSTA DE TODO O BLOG É MUITO BOM.NO AGUARDO DO CD CD VCS SALVE SALVE PAZ....
    vato @criadasruas

    ResponderExcluir
  2. Quem não conhece o trampo do THUG BLACK melhor album nacional que ouvi em 2008, quem curte levada rápida e letras boas não percam a chance de ouvir este album(DO PRÓPRIO VENENO) CD FODA DE PONTA A PONTA!! No aguardo de novos projetos..
    ABRASS

    ResponderExcluir