segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Public Enemy - Fight the Power



Salve rapaziada, beijos meninas
Aqui quem rima é Ugli C.I.

Esse video (c existe alguém que não sabe disso, firmeza) é do grupo de rap mais 1000 WOLTS de todos os tempos, na minha humilde e filosofica opinião, é claro.....

Aqui no Brasil, na decada de 90 eles fizeram um show no ginasio do Ibirapuera,e eu estava lá e foi um doa dias insequeciveis da minha adolescencia...marcante e definitivo, pode ser calssificado assim esse show....

O Show foi promovido por uma rádio e pelas equipes de baile BLACK MAD e ZIMBABWE

Eu, humildemente, colei nos dois dias, e no palco na primeira noite teve além do PUBLIC ENEMY, Racionais Mc`s

Na segunda noite , era o o show das equipes de balie, e teve apresentaçao do Comando Dmc e do Black Junior

é isso, curte ai e uma boa segunda-feira

Paz

Ugli C.I.

domingo, 28 de novembro de 2010

FEX BANDOLLERO: VIDA NOVA

Sampa, 28 de NOVENBRO DE VINTEDEZ
Aqui quem rima é Big Ugli C.I.

Meu mano,FEX (EX-INTEGRANTE do FILOSOFIA DE RUA) colocou nas ruas seu SEGUNDO disco SOLO, porém o PRIMEIRO dedicado ao REI dos REIS...


Particularmente,um CD S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L......
Ai, FEX,perdão se alguma vez eu te magoei com palavras,atitudes ou qualquer outra forma de expressão, Perdão, ter vc como parceiro no FILOSOFIA DE RUA foi algo impar, o sigle que gravamos juntos AS HISTORIAS CONTINUAM foi marcante em minha carreira, porém tinha de ser daquela forma, minha saída, falatorio,etc......sua converssão foi muito comemorada por mim..Eu te amo de verdade e espero que um dia possamos ainda em VIDA celebrar com um som juntos, sem rancor,sem magoa,sem dor,sem mosdéstia,sem hipocresia,sem recentimentos, e com o coração aberto,sucesso!!!!



NOVA FASE DE UM POETA DE RUA

Foi no bairro da Saúde, Zona Sul de São Paulo, onde nasceu num lar bem humilde e modesto Fernando Luiz Corroul Lima, hoje Fex Bandollero. Mas foi num conjunto habitacional, perto da Conceição, onde passou a maior parte de sua infância e adolescência junto com sua mãe e uma irmã mais velha na casa de uma tia-avó. Dono de uma infância bem conturbada, cheia de episódios tristes, Fex aprendeu desde cedo que a vida não era fácil e que precisava cultivar a arte de sorrir cada vez que uma porta se fechava. Sofreu a separação dos pais motivada pelo uso de drogas do lado paterno. Aos 7 anos, o menino cheio de sonhos ainda tinha muito a aprender, diante de um mundo novo, cruel e estranho. Viu a mãe colocar o pai para fora de casa e recomeçar a vida aos 44 anos, para poder sustentar a família. Aos 11, foi à luta para ajudar em casa, porém, sem o conhecimento da mãe. Começou a trabalhar como entregador de lanches, depois, foi muitas coisas: feirante, office-boy e auxiliar de escritório, para não passar fome. Viveu muito tempo na rua com os amigos aprendendo a se virar, se safar e também a se afundar em encrencas de moleques. Na periferia, assistiu algumas histórias tristes e enterrou verdadeiros camaradas, porém, nunca se envolveu no crime. Foi usuário de drogas e algumas vezes chegou a apanhar de polícia, por brigas e confusões que se envolvia. Teria virado mais um número na estatística se não houvesse um plano celeste para sua vida.

A relação com a música aconteceu cedo, precisamente em 1987. Quando ouviu o disco "Cultura de Rua", despertou de vez para as rimas e versos. Daí, não parou mais. Naquela época e nos demais anos ouvia Thaide e DJ Hum, Mc Jack, Racionais MC´s, Filosofia de Rua, Sistema Negro, Câmbio Negro, Pavilhão 9, Gabriel O Pensador, Athaliba e a Firma, Potencial 3, Consciência Humana, entre outros.

No entanto, as próprias rimas foram concebidas na rua. Fazia uns beats com batuque e depois colocava letras com os amigos, numa grande brincadeira mas que no fundo levava a sério. Recorda: "Comecei a prestar atenção nos grupos que curtia e ia nos shows. Estudei o que eles faziam para tentar ser um deles. Aprendi cantando músicas dos que eu admirava e tentando fazer a mesma coisa. Muito treino e dedicação, tanto na escrita como na pronúncia de palavras. Sempre entendi que cantar Rap era declamar poesia com uma batida ao fundo. Era isso que eu queria fazer. Falar das coisas que vivia e via no mundo."



Sendo assim em 1995, o rapper formava o seu primeiro grupo, chamado Pacto Mental, junto com Mad, Toninho e DJ Jura. A formação durou apenas 2 anos e Fex continuou a caminhada sozinho.

Em 1997, conheceu, na Galeria 24 de Maio, o DJ Paul do grupo RPW e foi daquele encontro que saiu do papel o primeiro som de Fex, chamado: "Enquanto a morte não vem", no disco Pacto Mental - CD Single. No mesmo ano, ainda à convite de Paul, passou a integrar o grupo Cartel do Crime Organizado (C.C.O). Ele conta: "Foi uma experiência única. Conheci pessoas que são minhas amigas até hoje e comecei a enxergar o cenário do Rap nacional de dentro. Isso me deu bastante bagagem. Tive muitas frustrações e alegrias, que me fortaleceram nesse período. Fizemos muitas apresentações, inclusive num show no Canindé, pela liberdade do Timor Leste. Ficamos juntos por 4 anos."

Daí em diante, muitos trabalhos e participações levaram o nome de Fex da periferia para todos os cantos do Brasil:

1999 - Participou dos discos "Da Rua... Para O Mundo" que era uma coletânea; "Versos Sangrentos", do grupo Facção Central; "Remixes" do Filosofia de Rua e "Mantendo a Real" do Tribunal Mc's. Nessa época viajava muito e ganhou muita experiência.

2000 - Foi a vez de “A Luta Continua (O Real Bate Cabeça)”, na faixa C.C.O do grupo RPW; "São Paulo Tem A Voz" e "Tráfico de Influências", que eram coletâneas; e recebeu o convite que tanto esperava: foi convocado por Man e o Ugli para integrar o grupo Filosofia de Rua. Aquele foi um momento de grande realização para o rapper.

2001 - Fez parte dos discos "A Marcha Fúnebre Prossegue", do Grupo "Facção Central" e gravou um Vinil Single chamado "As Histórias Continuam...", do Filosofia de Rua.


Fora sua carreira musical, 2001 também foi o ano que Fex, depois de muita luta, se formou em Direito.

2002 - Teve o primeiro contato com o Rap Gospel, quando participou dos discos "Levanta e Anda", de Lito Atalaia, "Deus Usa Os Loucos Pra Confundir Os Sábios" do grupo Eclesiastes - O Pregador e Gospel Rap Collection Volume 1". No secular, gravou a Revista/CD Planeta Hip-Hop Volume 8.

2003 - Ficava pronto o trabalho "Reviravolta Máfia Volume 1". Fex aparece nos discos "Seja Como Deus Quiser" do grupo Alvos da Lei, "Trezentos e Sessenta Graus de Destruição" de F.A.S. e "Você Não É Jesus" de Afro Rude.

2004 - Participa de "Didendaalma", também de Afro Rude; "7Velas - Volume 1" que é uma coletânea de Reggae; "+ Louco" do grupo Eclesiastes - O Pregador e "Mãos pro Alto" de Voz D’Assalto.

2005 - "O Alheio Chora Seu Dono" de Viela 17; "Conflito Eterno" do grupo De Frente pro Crime; "Minha Alma é uma Onda Sonora", de "Eibe" e "2" de "Magüerbes". E os mixtapes "Slupmi – A Revolta dos Humildes" e "Rapevolusom Volume 1 - Sentados à Mesa com o Rei".

2006 - Além de fazer o novo trabalho "Fex Bandollero - Ubem Miké & Umal Miké", que retrata um momento de guerra espiritual na vida do rapper, esteve junto em participações especiais no CDs "7Velas - Volume 2", "Arte & Ativismo" de Ragga Luke, "Suicídio" de Medrado & Idmon e "Rosa Vermelho Sangue a Cruz e o Aço" do grupo Corporação. E os mixtapes: "A Devastação", "Rapevolusom Volume 2", "Screwed Up Brasil Volume 1", "A Copa É Nossa" de Cabal/Pro Hip-Hop e o "4º Guerreiro" organizada pelo Cuco.



2007 - Tudo muda. Fex após ter lançado o álbum solo, “Ubem Miké & Umal Miké”, onde demonstrava claramente a fase de instabilidade espiritual que vivia, Se converte ao cristianismo. Mudando radicalmente seus valores e o foco de sua carreira para sempre. Nada mais seria como antes...

No mesmo ano, participou dos CDs "Javé Nissi - Disco 2" de Lito Atalaia; "Verdade e Traumatismo" de Z'África Brasil; "Do Próprio Veneno" de Thug Black e "A Coisa Mais Preciosa" de Idmon Orpheus. Além dos mixtapes "Pau De Dá em Doido Volume 1" que era uma coletânea; "Onde For" de "Gasper"; "Vem do Alto"; "Idéia Positiva Volume 1 e Volume 4", todos coletâneas. Recebeu também a pré-indicação na categoria "Melhor Vídeo-clipe" no Prêmio Hútuz e foi indicado na categoria "Melhor Álbum de Rap" na premiação da Revista Dynamite.


2008
- Recebe o convite para participar do CD "Além do Padrão" do grupo Parábola e "Celebração" do grupo D'Cristo.

Nesse ano, Fex casou na igreja com Paula, com quem já tinha um casamento no civil e saiu definitivamente do grupo Filosofia de Rua foi novamente indicado na categoria "Melhor Álbum de Rap", na premiação da Revista Dynamite.

2009 - Chega ao mercado o DVD "Reviravolta Máfia Apresenta: O Bando Reunido". Sobre sua contínua atuação no secular, explica: "Quando me tornei evangélico, Deus colocou em meu coração que eu deveria fazer a diferença no meu convívio, no meio onde estava. E é isso que tenho feito nessa nova fase da minha vida, do meu trabalho e da minha música. Tudo o que eu fizer, independente de mercados e rótulos, é para honra e glória do meu Deus. Eu concilio desta forma. Desde 2003, junto com outros amigos, tenho uma posse de Rap que se chama "Reviravolta Máfia". O nome pode chocar mas o termo “reviravolta” tem a ver com a busca de uma mudança no que vem sendo feito pelo Rap e o “Máfia”, ao contrário da criminalidade sugerida, representa a nossa união como uma família. Nos respeitamos, corremos uns pelos outros e fazemos música juntos. Quando souberam da minha conversão, ao invés de me discriminarem, ficaram felizes pela minha vida. Romper o contato com eles seria pra mim não se importar com vidas, só porque elas não conhecem ainda a verdade. Sei que estando perto e dando bom testemunho, sou mais útil para o propósito de Deus do que me afastando. Já tenho conseguido algumas vitórias dentro deste direcionamento. Fora isso, tem a parte profissional também. Uns trabalham como bancários, por exemplo, e são levitas. Eu trabalho com Rap e também sou levita. Estou em paz, por isso fico tranqüilo em tratar dessa forma o assunto.", conclui. Fex esteve presente esse ano nos trabalhos "Triunfando Sobre a Opressão" de Don King, "Cadê o Amor?" de MDC e "Lito Atalaia apresenta Dj Max nos Beatz."

Para o futuro, Fex Bandollero já tem muitos planos, porém, o maior deles é servir à Deus com todo o talento que tem. Depois, pretende se dedicar à família e às suas duas filhas Laura (3) e Clara (5), além de terminar o novo CD "Vida Nova" que, segundo Fex, é o melhor trabalho que já idealizou. Produzido em parceria com o amigo Lito Atalaia e distribuido pela "MR1 Black House", Bandollero explana: "Estamos todos empenhados neste trabalho, tem sido exaustivo mas muito compensador. O melhor trabalho que fiz até hoje. Não poderia deixar de ser assim. É um disco de louvor em forma de Rap. Digo isto porque, em sua totalidade, as músicas exaltam a grandiosidade e magnitude de Deus, glorificando-o. Venho falando da minha “Vida Nova”, por isso este é o título.", finaliza.



O novo trabalho ainda conta com algumas participações especiais, entre eles: Lito Atalaia, Sérgio Saas (Raiz Coral), Rogério Sarralheiro (Templo Soul), Riverson Vianna, Renato Max (Raiz Coral), Jhour Bayron (o Júnior da dupla Júnior & Jezreel), Kaliba, Fabio Nazaret, Will Aquino, Fabiana Nazaret, Erick12, Eazy Kaos, Marrom, Fhato, Don King, Man (Filosofia de Rua), Marcelo Gonçalves, Pr. Nano, Sol Nogueira, Pr. Joílson Felix, Thompson França, Jhow Produz, Lorhann AlmeiD'a, Green Alien, Felipe Romão e Dj Max. E chegou às lojas em junho de 2010.

www.fexbandollero.com.br

sábado, 20 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra


História do Dia da Consciência Negra, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos Palmares

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

História da Escravidão: Introdução
Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América.

Sobre este tema, é difícil não nos lembrarmos dos capitães-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e idéias defendidas pelos abolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto.

Apesar de todas estas citações, a escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde os começos da História.
Muitas civilizações usaram e dependeram do trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas e rudimentares. Grécia e Roma foi uma delas, estas detinham um grande número de escravos; contudo,muitos de seus escravos eram bem tratados e tiveram a chance de comprar sua liberdade.
Escravidão no Brasil

No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.

O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.
Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia.

Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira.
As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colônia.

No Século do Ouro (XVIII) alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade após adquirirem a carta de alforria. Juntando alguns "trocados" durante toda a vida, conseguiam tornar-se livres. Porém, as poucas oportunidades e o preconceito da sociedades acabavam fechando as portas para estas pessoas.

O negro também reagiu à escravidão, buscando uma vida digna. Foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos de escravos fugiam, formando nas florestas os famosos quilombos. Estes, eram comunidades bem organizadas, onde os integrantes viviam em liberdade, através de uma organização comunitária aos moldes do que existia na África. Nos quilombos, podiam praticar sua cultura, falar sua língua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi.
Campanha Abolicionista e a Abolição da Escravatura

A partir da metade do século XIX a escravidão no Brasil passou a ser contestada pela Inglaterra. Interessada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo, o Parlamento Inglês aprovou a Lei Bill Aberdeen (1845), que proibia o tráfico de escravos, dando o poder aos ingleses de abordarem e aprisionarem navios de países que faziam esta prática.

Em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. E no ano de 1885 era promulgada a Lei dos Sexagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.

SENZALA_O que é

A senzala era uma espécie de habitação ou alojamento dos escravos brasileiros. Elas existiram durante toda a fase deescravidão (entre o século XVI e XIX) e eram construídas dentro da unidade de produção (engenho, mina de ouro e fazenda de café).

As senzalas eram galpões de porte médio ou grande em que os escravos passavam a noite. Muitas vezes, os escravos eram acorrentados dentro das senzalas para evitar as fugas.

Costumam ser rústicas, abafadas (possuíam poucas janelas) e desconfortáveis. Eram construções muito simples feitas geralmente de madeira e barro e não possuíam divisórias.

Os escravos dormiam no chão duro de terra batida ou sobre palha. Costuma haver na frente das senzalas um pelourinho (tronco usado para amarrar o escravo para a aplicação de castigos físicos).

Algumas fazendas do interior do Brasil preservaram estas senzalas que hoje são visitadas como pontos turísticos. Mostram um aspecto importante da história de nosso país: a falta de humanidade com que os africanos foram tratados durante séculos no Brasil.

Zumbi dos Palmares: um símbolo de resistência e luta contra a escravidão

Quem foi Zumbi e realizações

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.

O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas).

Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

História dos quilombos.


No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade.

Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.

Na ocasião em que Pernambuco foi invadida pelos holandeses (1630), muitos dos senhores de engenho acabaram por abandonar suas terras. Este fato beneficiou a fuga de um grande número de escravos. Estes, após fugirem, buscaram abrigo no Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas.

Esse fato propiciou o crescimento do Quilombo dos Palmares. No ano de 1670, este já abrigava em torno de 50 mil escravos. Estes, também conhecidos como quilombolas, costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas; situação que incomodava os habitantes.

Esta situação fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses (primeiros a combatê-los) quanto pelo governo de Pernambuco, sendo que este último contou com os ser viços do bandeiranteDomingos Jorge Velho.
A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados.

Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África e contribuindo para a formação da cultura afro-brasileira.

Bom Fim de Semana
Ugli C.I.
Texto via GOOGLE

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ENTREVISTA: THUG BLACK

Sampa, 16 de NOVEMBRO de VINTEDEZ (2010)
Salve rapaziada, Beijo Minas
Aqui quem rima é Ugli C.I.

Essa é a última ENTREVISTA das que não formam publicadas no começo do ano...e o entrevistado,também faz parte da banca REVIRAVOLTA MAFIA e atende pelo nome de THUG BLACK



Confira as idéias do mano.....

F.D.R.Q.S. ( Filosofia De Rua Quer Saber)
1-Então mano, na moral,pra quem não te conhece, liga qual seu nome verdadeiro, Idade, Partido Político e Time que torce e és casado ou solteiro ? Tens Filhos ? Quantos ?

Meu nome é Marcos Ap. Passos tenho 33 de idade do signo de aquário ,PeTista CoriThianO ,sou casado e tenho uma filha .

F.D.R.Q.S.
2-Como foi o seu inicio no HIPHOP? Quais Grupos foram importantes nisso? E Porque ?
Já era envolvido nas baladas ,nos eventos e nas festinhas de quebrada com os manos da época ,entre os que dançavam um break(Leste Break) e o graffiti que faziamos( Bola Oito graffit) nos becos de São Mateus,acabei me encontrando nas rimas, foi em 92 que subi no palco pela primeira vez...Não tenho favoritismo mas destaco algumas pancadas sonoras que eu escutava na época, Public Enimy,Just Ice,Original Concept ,Masta Ice,N.W.A, Mc eight,South Central Cartel ,Above the Law ,Mc Jack ,MT Bronk´s, U Negro ,Dj Rafa e os Magrelos,Baseado nas Ruas,PMC,Sistema Negro,Filosofia de Rua ,Produto da Rua,Consciência Humana, Pavilhão 9 ,vixxxx,e fora a banca que juntos escreviamos umas letras, gravava uns sons em fita cassete no 3 em 1 de alguem pra participar dos shows e campeonatos ,e se não desse nada a gente curtia do mesmo jeito,hehe,enfim... isso tudo foi muito importante pra mim,todos revolucionaram de alguma forma .

F.D.R.Q.S.
3-Na sua opinião qual Grupo ou Rapper Salva e Resgata com suas letras e idéias hoje?
Bom,eu acho que vai do ponto de vista de cada um né mano,de sentir o som e de entender a mensagem,as vezes o mano está precisando escutar uma palavra e nunca escuta de ninguém e numa letra de RAP ele se identifica e pode até dar outro rumo á sua vida por conta disso, independente do estilo,se você rima com o coração , sempre vai ter um mano que vai abrir a mente nesse fato.Eu particularmente ja ouvi manos dizerem que escutou um som meu e refletiu naquilo que estava fazendo se era certo ou errado e de outro dizendo que eu tinha rimado um momento de sua vida , então eu não me arrisco falar de um grupo ou rapper que resgata e salva e sim que uma boa música encontra e sensibiliza á que escuta.



F.D.R.Q.S.
4-Hoje nós temos rap em trilhas de novelas (inclusive da Globo) programas de auditório com grupos se apresentando ao vivo, videoclips de rap concorrendo não só na categoria rap, mais em melhor edição, melhor fotografia, entre outras categorias...Na sua opinião o rap pode considerar a Televisão um Aliado ?

Não diria um ALIADO,mas é um meio de comunicação importante pra divulgação de nossos produtos ligado ao MOVIMENTO (cd's , roupas , clipes , filmes, livros, graffiti), e somaria tambem no lado profissional de quem trabalha com a cultura ,porque atras de um projeto tem sempre um talento á ser revelado entre nós.

F.D.R.Q.S.
5-É publico e notório que as Grandes Gravadoras, ou o que restou delas, procuram a todo momento um EMINEM brasileiro ou um SNOOP DOGG tupiniquim pra lançar no mercado a sua maneira em 90% dos casos como já vimos, qual sua opinião sobre o rap e as Gravadoras ?
Acho que quem canta rap a ultima coisa que tem que pensar é de ganhar grana, pelo menos aqui no Brasil, e se por ventura conseguir um contrato de gravadora as clausulas de direitos em porcentagens de vendas de cd ou coisa parecida não vai ser meio á meio,e na questão do estilo vai de cada um, se tornar numa nuvem passageira ou seguir a raiz do grupo.

F.D.R.Q.S.
6- Na sua opinião qual a importância da Internet pro RAP hoje? e os dowloads, são contra ou a favor?
A internet em geral abriu as portas pro anonimato,quem não tem um trampo divulgando na radio ou tv pode montar uma pagina pessoal e divulgar o que quiser que ele vai estar lá ,sempre alguem vai clicar ali pra dar uma olhada no que ele fez tá ligado,e até criando outros projetos com varias parcerias até mesmo gringa ,isso é uma parada muito louca tiu , e fora a troca de informação né .E a questão do dowload digo que é inevitavel,porque mesmo que voce não jogue seu trampo na net pra baixar alguém que comprou seu cd vai lançar num blog porque curtiu e acha que tem que dividir com seus contatos ,por um lado é bom mas por outro lado acaba criando um costume mundial ,abaixando ainda mais a cota de venda de CD´S.etc..




F.D.R.Q.S.
7-Você é a favor da legalização da Maconha ? Por Que?
Eu acho que a legalização da maconha só aumentaria mais o confronto entre o governo e o consumidor,imagina o Brasil cheio de barzinhos e cafés vendendo maconha , derrepente um desses pontos é próximo de uma "bikera" vai ter concorrencia ,ai mano se já pensa nas piores situações,o tanto de neguim que vai sair roubando esses lugares,ai a policia com certeza vai ter mais autoridade pra pegar quem não está com "A MACONHA LEGALIZADA",vai descer a lenha,vai morrer mais gente .

F.D.R.Q.S.
8-Você é a favor da cota de faculdade pros negros? Por Que?
eu sou á favor da igualdade mas já que eles tratam o "negro" como se fosse o prejudicado nisso,a nossa periferia é missigenada . E é lógico que um pai de familia que dá um trampo ferrado e não recebe o que certo pensa no melhor pros seus filhos,então já que a"cota" está á disposição dos menos favorecido é uma boa chance de um aluno de escola publica aproveitar essa chance de melhoria profissional.

9- Quando você escuta a frase “Brasileiro Não Desiste Nunca”.....Qual A Primeira coisa que vem a sua mente?
Sempre lutar ,por mais dificil que seja a situação,encontrará uma saída.



F.D.R.Q.S.
10-Você tem o hábito de ler livros ? Quais? Indique Alguns para seus fãs ?
Não tenho esse hábito de ler mano,mas lembro dos poucos que eu li foi"O NEGO DA CHIBATA",que relatava a vida do primeiro negro na marinha, ROTA 66 que não terminei de ler,A Guerra no Golfo no tempo do Sadan.




F.D.R.Q.S.
11-Num País que o salário minimo é de R$.....(tenho vergonha de escrever o valor) quanto você acha que deveria custar um CD original e um DVD Original ?
Tinha que ser um preço acessivel ,pra incentivar o povo á comprar o original e deixar a pirataria de lado ,que está dominando o mercado informal e quebrando as pernas do artista.

F.D.R.Q.S.
12- Qual pergunta você gostaria de responder e nós não fizemos?
Bom ,sobre meus projetos que fiz e o que estou fazendo;
Em 98 quando fazia parte do grupo CRIMINAL BASS lançamos um cd pelo selo N.WORLD PRODUÇÕES ,em 2003 fiz parte da banca DE FRENTE PRO CRIME e gravamos um projeto independente,depois disso(2006) fui convidado á participar da banca REVIRAVOLTA MAFIA em meados 2007 elaborei meu projeto solo nomeado como DO PRÓPRIO VENENO ,em 2008 participei juntamente com outros grupos no dvd ao vivo do REVIRAVOLTA MAFIA e nesse meio tempo participei de alguns trampos :FEX BANDOLLERO - U BEM MI KÉ &U MAL MI KÉ , L.A - MAFIA REAL,TERCEIRO ATO, LILL DO DINASTIA RECORDS( baixada santista) e outros projetos que ainda estão por vir ,concerteza hehehe.

F.D.R.Q.S.
13-Música e Religião se discutem ?
Não tem nem o que discutir mano,soma a musica e talento o religioso vai ouvir a mensagem com mais coração,ai vai da criatividade de cada um pra fortalecer a fé do povo né.


14-Pra nós do FILOSOFIA DE RUA foi mó honra ter suas respostas , valeu memo, tamojunto parceiro e prra Finalizar, o espaço é seu pra agradecimentos, tels de contato, email , etc....
Quero agradecer á DEUS, á voces por esse espaço que pra mim é muito importante divulgar um pouco do que eu sou,dos projetos e de minhas opiniões,agradecer á todos que acreditaram e acreditam nessa correria,Hildo G.& Cibele Rocha (Studio HRM),Rubinho LadoB Graffit, ABC & Traffic B.(Bola 8 Tatoo),L.A & A.D (Mafia Real),Reviravolta Mafia em peso,São Mateus e região ,Baixada Santista,Praia Grande,Formiga(Joinville-SC) , minha esposa e minha filha e á todos os fãs que sempre estão procurando ,pesquisando , curtindo os shows e as musicas, tudo isso é uma das razões pra mim continuar rimando,tamu juntu ,paz á todos.

Pra escutar alguns sons acessem:
WWW.MYSPACE.COM/THUGBLACK13
novidades ,roles ,shows e afins acessem:
WWW.THUGBLACK13.BLOGSPOT.COM/
E-mail thugblack@gmail.com
telefone p/contato (11) 8507-1083
é nóis.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Filosofia de Rua - Se Não Fosse Você (1996)



Sampa, 09 dE NOVEMBRO de VINTEDEZ (2010)

Salve rapaziada, beijo meninas
Aqui quem rima é Big Ugli C.I.

Esse video esta disponível em nossa página do youtube da música SE NÃO FOSSE VOCÊ que saiu no nosso segundo disco (Cd e Vinil)intitulado DA RUA lançado pela gravadora PARADOXX MUSIC em 1996 e na letra escrita por mim (Ugli C.I.) nós fazemos uma Declaração de Amor ao rap e ao Hip Hop

O Video não é exatamente um clip, na real o Dj. Man atendeu o pedido de um fã via email de deixar essa música disponível no youtube aí nosso Dj multi-criador foi lá e deu essa cara ao som.

Eu e o Canhoto rimamos juntos a Primeira e a Terceira parte do som, o Braiam canta a Segunda parte e faz todos os refrões.

Os riscos do final foram feitos pelo DJ. Man

Se é verdade que recordar é viver....fica a vontade meu querido...

Jesus te Ama

BIG Ugli C.I.
uglicifdr@gmail.com

sábado, 6 de novembro de 2010

ENTREVISTA: EAZY KAOS

Sampa, 06 de NOVEMBRO de VINTE DEZ (2010)

Salve Rapa, aqui quem rima é Big Ugli C.I.
Confira agora entrevista com EAZY KAOS, rapper, produtor, integrante e fundador de uma das bancas mais Nervosas e respeitadas de SÃO PAULO: REVIRAVOLTA MÁFIA



F.D.R.Q.S. ( Filosofia De Rua Quer Saber)
1-Salve mano EAZY CAOS , pra começar por favor fala pra gente seu nome verdadeiro, Idade,Partido Político,Time que torce, és casado ou solteiro ? Tens Filhos ? Quantos ?
Salve família! Meu nome é Alexandre Assis, 33 anos, sou apolítico, santista, casado e tenho 2 filhos.

F.D.R.Q.S.
2-Como foi o seu inicio de no HIPHOP? Quais Grupos foram importantes nisso? E Porque ?

Comecei no rap em 1990, com 13 anos, fiz um grupo com os moleques da escola e a gente fazia umas apresentações nas festinhas e quermesses da vila. Eu poderia citar vários grupos, mas os que me fizeram amar e querer fazer parte do Hip Hop foram Thaide & DJ Hum e Eric B. & Rakim.


F.D.R.Q.S. Quando eu te conheci vc era do CCO e do FACÇÃO ANT-SISTEMA, Hoje vc faz parte de qual grupo?

Hoje faço parte do grupo Religare, formado por Fex Bandollero, Marrom, Erick12, DJ Max, DJ Vila e Sou um dos lideres e fundadores da banca Reviravolta Mafia e membro honorário da banca norte americana Screwed Up Click.

F.D.R.Q.S.
4- Hoje é com grande orgulho que vemos rapper’s com formação acadêmica, na sua opinião o estudo é fundamental ?

Sem duvida, é isso que diferencia o rapper com conteúdo, antes associavamos estudo com playboy, hoje qualquer mano que dá um trampo, tem condições de bancar uma faculdade. Aliar conhecimento a música é fundamental.



F.D.R.Q.S.
5- Na sua opinião qual a importância da Internet pro RAP hoje? e os dowloads, és contra ou a favor?

O rap nacional tem usado a internet fortemente para divulgação, isso é importantíssimo. É uma divulgação barata e te coloca em contato direto com quem curte seu som e te acompanha. Quanto ao download, acho sacanagem baixar rap nacional ilegalmente, ou seja, sem ser disponibilizado oficialmente pelo artista. Tem mano lançando álbum por R$ 5,00 (MV Bill e Cabal por exemplo) e quem tem internet em casa, com certeza tem 5 conto pra comprar o disco.

F.D.R.Q.S.
6-Você acredita que existe um céu e um inferno,acredita que JESUS existiu ....Qual A Primeira coisa que vem a sua mente quando houve a palavra DEUS?

Sou um servo de Cristo, creio na Biblia em sua totalidade, pensar em Deus me remete à vida, ao amor eterno.

F.D.R.Q.S.
7- Você tem o hábito de ler livros ? Quais? Indique Alguns para seus fãs ?
Tenho lido a Biblia, buscando conhecimento e alimento espiritual, mas leio livros diversos, o ultimo que li foi uma compilação de discursos do Martin Luther King.


F.D.R.Q.S.
8- Num País que o salário minimo é de R$.....(tenho vergonha de escrever o valor) quanto você acha que deveria custar um CD original e um DVD Original ?
Considerando o preço de custo, daria perfeitamente pro CD ser vendido no máximo a R$ 10,00 e o DVD estourando, R$ 20,00.

F.D.R.Q.S.
9- Em 1989 eu (ugli) Ouvi a música do Thaide “CORPO FECHADO” e ela me mostrou um horizonte, uma esperança, um caminho a seguir....Na sua opinião qual Grupo ou Rapper tem um som ou uma mensagem que salva e resgata hoje?

Mano, eu sou suspeito em dizer, mas pra mim, hoje um álbum que resgata e te leva ao desejo de querer mudar o curso de sua vida, é o do Fex Bandollero - Vida Nova, uma obra prima.



F.D.R.Q.S.
10- Que pergunta você gostaria de responder e eu não fiz?
Hummm... Acho que foram todas adequadas... Rsrs


F.D.R.Q.S.
11- Pra nós do FILOSOFIA DE RUA foi mó honra ter suas respostas, valeu memo, tamojunto parceiro e pra Finalizar, o espaço é seu pra agradecimentos, tels de contato, email , etc....
Agradeço ao Senhor pela vida de todos os integrantes do Filosofia de Rua, todos os internautas que leram a entrevista e a todos que mantém acesa a chama do autentico RAP NACIONAL.


OBSERVAÇÃO DO UGLI C.I: Quando eu conheci o EASY KAOS nós eramos do mundão, E HOJE é emocionante quando eu vejo os manos de milianos seguindo a mesma trilha de LOUVAR E ADORAR um DEUS vivo,CONFESSANDO DIA A DIA SEU AMOR POR JESUS CRISTO...valeu EAZY KAOS te amo em CRISTO JESUS... E VAMOS VIVER TODAS A PROMESSAS DO ANO APOSTOLICO DE PEDRO