segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ENTREVISTA : KING

SÃO PAULO, 06 De SETEMBRO de VINTE DEZ
Salve rapa....Beijo Minas
A Quase 1 ano atraz ENTREVISTEI o M.C.KING...dificuldades impedira a publicação mais DEUS ABENÇOOU e ai esta a entrevista feita por email ....DEMORO, MAIS SAIU.....

M.C. KING...nome forte no cenário HipHop Gospel, esse mano respondeu nossa entrevista por email e agente coloca a sua disposição a trajetoria de KING, que acabou de lançar o albúm QUEM SOUL



F.D.R.Q.S.(Filosofia De Rua Quer Saber)
1-Eu sei que parece bobeira, mais acredita você tem fãs que querem saber mais ao teu respeito, portanto qual seu Nome Verdadeiro, Idade, Signo, Partido Político,Time que torce, és casado ou solteiro ? Tens Filhos ? Quantos ?

KING : Bom... Meu nome é Thiago Mendes, estou com 30 anos de idade, signo... hummmm... não tenho... Partido Político também não, eu procuro o melhor candidato pra votar... time , eu torço para o São Paulo, mas não sou muuuuito ligado ao futebol minha cara é mais um rachão de basket de rua mesmo aprendido na Cohab 1 de Artutr Alvim rsrs, sou divorciado e tenho dois filhos que moram comigo,são minha vida né , e prova maior de que Deus é muito bom e comigo em minha vida

F.D.R.Q.S.
2-Como foi o inicio de vocês no HIPHOP? Quais Grupos foram importantes nisso? E Porque ?

KING: eu não era muito ligado a genero musical nenhum, dai aos meus 10 anos de idade eu estava com o meu pai indo de fusca pra Cohab1, tava mó chuva, dai tinha um radialista que se não me engano se chamava Beto Gueller ou algo parecido na radio Manchete em 1989, dai o cara colocou como estréia na rádio" Pra vcs Public Enemy Fight Power!" ai complicou minha vida rsrsrs ...
Cheguei na cohab me informei com o pessoal o que era aquilo me falaram que era rap som de preto americano endoidei, pq na minha época não tinha muita referencia pra quem era negro e com 10 anos, Pelé pra nós era velho demais, alguns caras do samba talvez, não sabia sobre Zumbi nada disso, minha referencia de Herói negro graças a Deus sempre foi o meu pai, mas muitos amigos meus não tiveram a mesma dádiva...
Sei que com isso tudo acabei assistindo o show do Public Enemy em 1991 acho que 20 de novembro eu tinha 12 anos vi o show dos Racionais que eu até então não conhecia bem, tinha como referencia o DMN pq via eles de vez enquando na ZL e ai tudo começa né ...Mudei pra Guarulhos, entrei no IDR em 1995 , ganhamos campeonatos em 1º lugar, todos que prometeram discos não nos gravou na época, dizem que somos contra o sistema e não sei o que mais mas quando estamos no lugar dele fazemos pior no rap né, isso é chato demais...Enfim, gravamos entre 1998 e 1999 o CD Todo Poder ao Povo tituo referente a musica de minha autoria, depois sai do grupo, montei o Duplo Impacto , participei de shows e gravações com o pessoal da 7 Taças nesse periodo, Lito Atalaia, Professor Pablo, Pregador Lúo etc ...E depois no meu grupo cada um foi fazer sua correria eu fiquei com o grupo bem dizer mas mudei tudo pra fazer um trabalho solo e vinculei o nome ao meu apelido, por isso muitos me conhecem como KING Duplo Impacto... e....Eis me aqui ...

F.D.R.Q.S.
3- Nesse ano de 2009 você lançou seu 1º CD, intitulado “QUEM SOUL” que eu (Ugli) particularmente fui até uma loja e comprei porque achei muito loco.Fale como foi o processo de gravação,bases, letras, participações, gravadora, distribuição, e como tem sido a receptividade das pessoas com seu CD.?.

KING : Opa ! Obrigado pela força mano!
Sim isso mesmo, lancei meu Álbum pelo selo da minha igreja Mintre Produções, mano, o processo foi diferente pra mim pq nunca tinha gravado com banda né , minhas bases foram feitas pelo DJ Max que é meu primo pra quem não sabe, tenho musicas que foram feitas só por ele, rap normal tradicional, outras que foram feitas somente pela banda e tambem tenho sons que as duas coisas se fundiram, DJ e Banda...
As bases do Max que estão no meu CD são as primeiras que ele produziu, e para os meus próximos discos vou usar outras dele mais velhas ainda, tudo pq qdo a pessoa aprende a fazer algo ela faz com muito mais empenho e eu acho que ele conseguiu passar muito isso através das primeiras que ele fez , isso não quer dizer que hoje ele não faça isso, mas eu mesmo me identifiquei muito com elas ...Devido a contra tempos com grana né e tudo mais o projeo começou em 2006 ficou pronto em 2007, esperei mais um pouco, tive que mixar denovo, finalizei em 2008, lancei em abril de 2009... Não quis deixar de fora nenhuma música e mesmo assim muitas ficaram...coloquei 20 faixas no album e tal...

Pariticipações... procurei colocar no meu trabalho o máximo possível do que eu imaginava pra um primeiro disco ainda ficaram de fora muitas pessoas que eu queria que participasse, mas irei colocar num proximo CD concerteza e sempre surgiram novos parceiros né ...Tem a participação do Lito que trabalhamos juntos por muito tempo no rap, ele cantou um som que eu escrevi em 20minutos em casa após ouvir a base do Max , meu, ele e o Will Aquino fecharam o som do jeito que eu imaginava mas não conseguiria fazer, quando eu fechei pensei no Lito na hora e ele certamente arrastou o Will que é irmão do mesmo Ministério , tudo nosso rsrsrs "Abençoados são os Justos" é o nome do som...LF é pra mim uma espécie de Chuck D aqui no Brasil né, desde os meus 12 anos acompanho a trajetória dele, do Face Negra, tinha o FNR do Marcão que agora é DMN, o Xis tambem mano muito criativo, inovador e tal e inteligente, os caras nem sonham, mas as ações deles ecoam ainda na minha cabeça e de muitos outros caras da minha idade, Sons como"Isso Não se faz, Aformaoriginalmental,Mova-se, Como Pode estar tudo bem" entre outras até chegar no Hino que temos no Rap que pra mim se chama H.Aço, pronto ai pra mim era indispensável ter a particiáção do LF em meu disco ...O som que ele cantou se chama You Can, eu canto em ingles e ele portugues...Também tive a honra de receber a participação do Edi Rock, ele foi um dos caras junto com o KL Jay e o Dantas que contribuiram e muito pra minha melhora como MC e na maneira geral de pensar em rap, ajudaram e muito, dai durante a gravação do CD do IDR os caras falavam, mas a gente não ouvia rsrsrsrsrs, po eu era um mulekão de 18 pra 19 anos teimoso pra caramba, mas eu guardava o que eles falavam a verdade dói muitas vezes né meu,bom ... com isso eu acabei mantendo uma amizade com os caras e assim o foi uma das participações previstas que acabei deixando para o meu próximo trabalho e que inclusive já estamos pensando no som ai e o Edi Rock acabou entrando nesse primeiro, eu quis retratar os momentos de aflição que passamos e Deus é a nossa unica saida...o som "NEUROSE"...
E Também tenho a participação do Notórious, que pra mim dispensa comentários, era do IDR também, Duplo Impacto, acho que boa parte do que vivi no Rap foi com ele junto né, a participação dele no meu trabalho era obrigatória Rsrsrsrsrs ...Dai tenho uma relação de muitas pessoa que participaram do disco como Jackson, Jandira, Os Manos(Mintre), Falco Hager ... meu disco ainda não tem uma distribuição conforme rege o mercado, porém falando de mil cópias , elas praticamente acabaram em nosso estoque, graças a boa capa feita pelo nosso irmão do Filosofia , O MAN, as pessoas veem a capa, se interessam , ouvem o CD ai já era, pq tem muita variedade, são 20 faixas então pelo menos duas ou tres faixas agradam muito ...Mas meu próximo passo é expandir a distribuição dele e logo logo tenho fé que em breve isso acontecerá ...

F.D.R.Q.S.
4- Hoje é com grande orgulho que vemos rapper’s com formação acadêmica, na sua opinião o estudo é fundamental ?

KING: É sim... o estudo, a familia, a igreja e principalmente Deus em nossas vidas! O conhecimento é fundamental pra vc poder direcionar sua inspiração o seu dom para o melhor caminho...Em um mundo como esse que vivemos crises constantes é extremamente importante que os MC's DJs B.Boys Grafiteiros estejam preparados para levar o Hip Hop adiante, po vc quer orgulho maior do que eu poder dizer que temos no nosso meio irmãos como o Fex , Professor Pablo , Kamau entre outros com ótima formação academica ?!?!Isso é algo que me deixa extremamente feliz, quem é burguês vai ter que respeitar pelo mérito, se agrada ou não ao ver um de nós vestidos de calça larga e rimando... "Opa esse cara é MC, po o cara é safo, não leva uma" rsrsrsrssrs vão ter que respeitar e tem mais gente por ai, Deus abençoe esses caras e tomará que meus filhos o tenham como referencia assim como sou pra eles também !

F.D.R.Q.S.
5- Na sua opinião qual a importância da Internet pro RAP hoje? e os dowloads, são contra ou a favor?

KING:
É um cenário novo que estamos vivendo né, ele se pode travar um conflito imediato com relação ao comércio de discos, mas também em contra partida é uma ferramenta para difundir informações sem igual, é aquela coisa de "perder de um lado e ganhar do outro", aquele que não dispõe de muito dinheiro pra divulgar seu trabalho em rádio,tv e outros meios comsegue através da internet fazer isso e hoje com maior acessibilidade a ela tanto artistas como público estreitam cada vez mais o seu contato...Com relação a downloads penso assim, se um determinado artista estaelece que seu trabalho é livre e quem quiser "baixar" arquivos dele tudo bem, mas temos outras situações em que a pessoa valoriza isso devido aos custos que teve enfim... depende muito da forma que as coisas são estabelecidas pra u poder concordar ou não... No meu caso disponibilizei algumas faixas do meu trabalho no www.myspace.com/kingduploimpacto o que está lá pode baixar sem problemas ...



F.D.R.Q.S.
6- Quando você escuta a frase “Brasileiro Não Desiste Nunca”.....Qual A Primeira coisa que vem a sua mente?

KING:Sim somos muito persistentes, batalhadores, tiro o chapéu para o nosso povo nesse sentido, enquanto o mundo inteiro se preocupa em formar os melhores produtos e exportá-los, nós nos preocupamos em formar pessoas ... o melhor do Brasil é o Brasileiro!!!

F.D.R.Q.S.
7- Você tem o hábito de ler livros ? Quais? Indique Alguns para seus fãs ?

KING: A Bíblia é o melhor deles, não posso deixar de dizer isso é claro, mas leio um pouco de Maquiavel - O Principe, leio livros sim mas leio muito mais revistas, são mais dinamicas trazem assuntos mais contemporaneos, livros geralmente leio alguns pra complementar informações que preciso, gosto muito da Biografia de Malcom X ... livros de Administração Chiavenato, outras coisas sobre Henry Ford, Taylor,Fayol, Webber ...

F.D.R.Q.S.
8- Num País que o salário minimo é de R$.....(tenho vergonha de escrever o valor) quanto você acha que deveria custar um CD original e um DVD Original ?

KING: É complicado, pois temos de um lado o nosso público e de outro os artistas que estão batalhando e muito para fazer o seu melhor pra esse público ...Quando alguma crise financeira surge em um lar a primeira coisa que pensamos é reduzir custo, e o primeiro a ser afetado é entretenimento, matando de cara o "ganha pão" de quem trbalha com a arte abrindo espaço pra meios como pirataria, etc...e o artista isponibiliza um trabalho de baixa qualidade a fim de alcançar o público, o mesmo corre o risco de não conseguir vender o necessário para também sobreviver, e de uma outra maneira se é feito um bom trabalho ele corre o risco de não ganhar tanto com a venda tambem pq a pirataria dominará a comerciaização até certo ponto...Bom, focando a resposta ideal para a pergunta, o artista sabendo de todos os detalhes envolvendo o mercado fonográfico, precisa disponibilizar seus trabalhos de maneira que cada peça de CD chegando ao público por no máximo R$15,00 e DVD R$25,00 sabendo que estes valores estarão cobrindo os seus custos com a produção do trabalho...Agora isso não acontece devido aos fatores previstos pela ecnonomia que todos nós devemos conhecer um pouco né...Se o CD ou DVD de um artista é muito procurado é óbvio que o preço dele vai disparar em alta, não tem comoevitar... a demanda é alta o preço também será...quem acaba definindo o preço muita das vezes é o próprio mercado e não o artista ou até mesmo o selo que fornece o trabalho para o mercado...

F.D.R.Q.S.
9- Em 1989 eu (ugli) o braiam, o canhoto e o man ouvimos a música do Thaide “CORPO FECHADO” e ela nos resgatou, nos mostrou um horizonte, uma esperança, um caminho a seguir....Na sua opinião qual Grupo ou Rapper tem um som ou uma mensagem que salva e resgata hoje?

KING: Bom... eu vejo que tem gente sim fazendo isso, acho que o LF tem muito disso, transmite uma mensagem que realmente leva as pessoas refletirem nas suas condições e o que elas podem fazer pra melhorar , é um trabalho muito voltado à cidadania ... Lito Atalaia, o cara te atrai pro discurso dele com as rimas muito bem elaboradas e sua idéia nunca se perde começa um assunto e fecha muito bem e o importante é que faz isso levando hoje o que as pessoas mais precisam que é dispertar a fé e buscar a Deus entende, não viver um evangelho automático, e sim se expressar conforme o evangelho instrui ...Ao Cubo , Pregador Lúo, Fex Bandollero, Filosofia de Rua e muitos outros graças a Deus ...

F.D.R.Q.S.
10- Que pergunta você gostaria de responder e eu não fiz?
Ahahahaaahh!
dai vc me pegou ...

F.D.R.Q.S.
11- Pra nós do FILOSOFIA DE RUA foi mó honra ter suas respostas , valeu memo, tamojunto parceiro e prra Finalizar, o espaço é seu pra agradecimentos, tels de contato, email , etc....

Agradeço a oportunidade de poder falar um pouco sobre o meu trabalho, sobre minha vida ... A todos de Guarulhos , minha quebrada Parque Continental 1,2,3,4,5 ... Jd.Palmira, Jd. Moreira,Jd Paulista, Jd Itapoã, Vila Galvão, Cumbica , ao pessoal da MINTRE meu ministério a todas as igrejas de Guarulhos que levam o evangelho pras ruas ... Acompanhem meu trabalho sempre , lembrando que dia 1º de novembro me apresento no festival Black Music no Ar 3 podem fuçar a net que acharam fácil fácil ... Paz a todos

Obrigado Ugli , tamujuntu na parceria mano !

Contatos :
www.kingduploimpacto.com.br
www.myspace.com/kingduploimpacto
www.youtube.com/kingquemsoul
www.twitter.com/kingduploimpact
www.fabiorogerio.com
kingduploimpacto@hotmail.com


entrevista feita por BIG UGLI C.I.

Um comentário:

  1. Exelente entrevista, com o mano King !!!
    Eu também tive a oportunidade de entrevista-lo, nesta época em que ele estava lançando o CD.
    E quem quiser saber um pouco mais dos córres desse guerreiro é só copiar e visitar o endereço abaixo, ok ?!?

    http://walterlimonada.wordpress.com/2009/05/22/lemon-entrevista-com-o-rapper-king/

    ResponderExcluir