Sampa, 01 de DEZEMBRO de VINTE DEZ
Salve, salve rapaziada, Beijos Meninas...
Entrevistei a KLAUJAH, mina guerreira e firmeza, que tem ganhado vários pontos no jogo do rap com o video da música UMA NOITE INUSITADA (que vc pode assistir aqui clincando em cima do nome da música) sem mais confira as idéias dessa Guerreira que promete sacudir o cenário do HipHop
1-F.D.R.Q.S. (Filosofia de Rua Quer Saber) Então Mulher, pra começar, fala sobre você qual seu nome, partido politico, time que torce, religião, casada ou solteira, tem filhos (quantos) e quebrada que mora?
KLAUJAH - Meu nome é Maria Claudia S. Muniz, tenho 33 anos, não concordo com as leis não defendo a nenhum partido (somente se fizéssemos o nosso)
"aqui tem um bando de loucos por ti...lindo Corinthians" Sou devota dos 4 elementos da natureza: CANDOMBLÉ, RESISTÊNCIA, a Filosofia NAYA RASTA das CAVERNAS WICCA e estudiosa dos comportamentos humanos: Astrologia, as cartas Fenix (Auto Conhecimento) amo os ensinamentos da Filosofia BUDISTA. gosto de ter liberdade em conhecer os universos. Acredito em algo muito maior que o conhecimento humano que pouco tem se ligado em se conhecer e pra finalizar e fortalecer sou devota do Viver, e Evoluir é o caminho. Sou solteira, sem filhos por opção mesmo, minha quebrada e a Bela Vista (B.V) como chamamos bairro da boêmia: A Ilha Perdida do Centro!
2-F.D.R.Q.S Como foi o seu começo no rap, e teve algum grupo que serviu de base para o seu inicio ?
KLAUJAH- Em uma certa segunda-feira chuvosa de 1994, não lembro bem o mês foi nessa data que 3 moças (pulguinha, Solange, Renata) acharam que deveriam fazeralgo maior para se expressarem e assim surgiu o CONEXÃO CENTRAL e logo depois tornou-se ACLIVE. A Renata saiu, a Solange saiu e entraram pelo menos nesse grupo umas 8 pessoas. Mais o Bang firmou mesmo com Pamela, a Michele, Eu e a Renata. O cara que desencadeou minhas escritas foi o BABOO e até hoje parceiros em diversos sons e uma magia sempre faz rolar escrita melodias entre noissempre! Depois da família ele é meu grande amigo Lord e juntos formamos o paralelo! danilo rasta, miloca, baboo e klaujah! cada um tem como dever ampliar seus horizontes para logo mais mostrar esse trampo pra galera também! aqui no bairro quando a quinta serie chegou, chegou também o PEPEU e o NALDINHO mas quando EU ouvi PÂNICO NA ZONA SUL em fitinha cassete nossaaaaaa!!!!!!
Eu era a única mina que decorava rapidamente as rimas e no início de tudo tão pouco achava que rimaria, achava minha voz de criança, e dizia que ajudaria nosrefrões ou tentaríamos todas escrever. Foi aí que o BABOO entrou e agente pegava as letras dele e pedia pra fazer nossa versão até que ele saiu e nos obrigou a sentar e ver quem daria a continuidade!
PONTO CRUCIAL e REGIÃO ABISSAL eram nossas referências no bairro, o M.T.BRONK`S foi o primeiro Mc que eu troquei ideias e os manos do RACIONAIS MC`Scolavam no fliper perto da badeira E COMO agente sempre estava por lá os conheci também.
F.D.R.Q.S. -Como você defini o seu som , ou melhor, o seu rap?
KLAUJAH- Apenas livre, como quem caminha nas ruas e observa, sente e passa quase psocograficamente liga? escrever é algo muito divino pois eu nem imaginava escrever; a coisa funciona mais na empolgação no inicio, depois vc vai vendo a seriedade e estão resolvi aprender tudo que eu podia para fazer do rap uma potencia em ideia e melodia pois marginalizar é facíl ja que não são muitos os que pensam numa saída! vejo meu som de uma forma de fazer exatamente como acredito que seja um som de rua! e rua é vivencia não tem jeito! O Som das Ruas, meu som é isso!
3-F.D.R.Q.S.-Fale sobre como foi a gravação do clip UMA NOITE INUSITADA
KLAUJAH-A fita foi assim, meu amigo Quinca me ligou as 21:00 hs, eu trabalhava num Call Center e decidimos gravar sem a menor estrutura, uma câmera em cima da garrafa de cerveja e duas pessoas que eram de outra cidade e aceitaram ajudar na edição.
O video não foi para o destino pois a minha amiga viu a data errada e para não perder o trampo jogamos na net. Mais eu não divulguei como deveria e logo depois comecei a morar só e as coisas ficaram mais complicadas: TRAMPO/TEMPO/ALUGUEL/SONHOS?
Mover tudo além de aprender a ficar só e ver a vida como ela é e tudo mais né?! daí uma surpresa muito grande a respostas das pessoas. Amigos, Parentes, as crianças em especial curtiram muito. Eu sou feita no Candomblé e estava de resguardo e sai de casa só pra por voz!
Muitas crianças me ajudaram a fazer a melodia do refrão . Foi meu primeiro som solo para participar do CD do cara que fazia nossas base produtor mesmo do ACLIVE ele me deixou escolher a base apos conversamos toda noite cheguei em casa boba de ouvir a base gente!
Dai fiz a letra na mesma madrugada e do jeito que aconteceu eu escrevi! dedicada a todas as pessoas que conheci, amigos dos velhos ouvidos aos aos ouvidos novos, amigos novos!
Num ato simples de se ver no caos da cidade e fazer som assim nuns minutos que a Vida permite ficar de bobeira!
4-F.D.R.Q.S.-Voce tem o hábito de ler? o que? indique?
KLAUJAH- Sim, eu leio e como, deixa eu ver.Li O Ensaio Sobre a Cegueira, Profecia Celestina, Os Sete Pecados Capitais: a Ira e a Luxuria, a Insustentável Leveza do Ser.Gosto de livros de estudos, de auto conhecimento. O ênea grama e a Astrologia.
Quero ler: "Mulheres que correm" Li uma parte de mulheres heróicas, muito bom.Livros budistas:Dalai lama: Arte da Felicidade e a Arte das Emoções ...Li a "Divina Comédia" achei forte demais...
Poesias eu gosto de Alberto Caieiro, Fernando Pessoa, Mário Quintana, vixxiii tem muita coisa que eu gosto e se tiver na mão saboreio sem pressa de terminar. Mahabarat é incrível, mostra a saga dos deuses e batalhas, gosto de livros dos orixás sempre em pesquisas contínuas. Espirita por natureza não quem vive sem alma, sem espirito quando acorda o que te mantém em pé? gosto de aprender, sou uma pesquisadora de diversas coisas que me interessam e me faça compreensão de fatos e mistérios da vida!
6-F.D.R.Q.S. Pôr ser Mulher acredita que tem as mesmas oportunidades que os manos ou não existem discriminação no RAP?
KLAUJAH- Os homens formam sociedades a anos...Logo, quando as moças resolvem entrar no jogo acabam sendo tbm machistas...dai fica aquele jogo de empurra...porém, sei com quem eu posso contar....ainda se vê poucos eventos unificando ou igualizando a coisa, a cada 15 caras, tem duas minas ou uma no evento. e olha, que hoje em dia tem varias minas embaçada que num deixa a desejar pra mano nenhum....Nós Temos de conversar mais entre nós e seguir para algo maior. mas a resposta é sim, ainda a sim uma relutância. já fui boicotada por falar o que penso e olha que por pessoas que já tinham sua estrutura montada! mais firmão, sigo meu caminho certo?
REPLICA UGLI.C.I.: te entendo e sei perfeitamente o que você quer dizer, mais posso afirmar, com toda certeza sem medo de errar, que quando existe talento (e esse é o seu caso) fica pequeno pras pessoas que querem te parar, porque contra fatos não há argumentos, e o seu Dom e Talento é um fato comprovadamente de sucesso, essa é minha opinião
7-F.D.R.Q.S -O que na sua opinião é mais dificil pra entrar no jogo do rap?
KLAUJAH- Ter sua personalidade bem definida, afinal é um jogo de força bruta ,qual é sua parte a desempenhar nesse jogo? estar bem a par do que é
hiphop ! a intenção define o jogo
8-F.D.R.Q.S - O que rola no seu mp3 ?
KLAUJAH- Caramba, ele vive quebrando..rssss nesse ultimo tem Cantigas de Capoeira, Samba de roda, JorgeBem_Força Bruta e outros mais antigos que tem a Princesa e o Plebeu...eu curto Pharcide, Ragga, Dub, MPB, bases pra estudar as rimas novas....Paralelo pamelozza, Wutang triumfh, MosDef claro , Michael Jacksom sempreeee!!!! coração grande mas só tem 152 Mb então já viu
9-F.D.R.Q.S. 9-Existe algo que voce gostaria de responder e eu não perguntei ?
KLAUJAH- 9- o hiphop me salvou, pois pra virar pro errado aqui é facíl, O HipHop fez eu não me permitir fazer este caminho , O HipHop fez eu me dar valor e sou grata a ele por descobrir tanta gente incrivél pela estrada a fora...O HipHop me fez querer se alguém melhor, me fez querer buscar, me fez entender que se eu posso cair diversas vezes, mas que me levantar quantas vezes nescessário for, o HipHop me ensinou a não desistir de sonhar, de se intender, amar na forma mais incondicional que seu ser pode!!!!! somos muito forte mas precisamos ser mais sábios, conversarmos mais sem disputas de melhores ou piores mas com a finalidade de dar um sentido melhor a nossa vida...Grana ? não é o foco, mas para querer te-lá de forma saudavél, estudar é a fonte, não nos deixemos cair no vazio de fazer nada....ficar parado!!!! O sonho que não tem asas não voâ !!!pensar no coletivo firmando seu papel pra tudo caminhar! bjssssss
F.D.R.Q.S.-Foi 1000 graus trocar essa idéia com vc, deixe seu salve, tel`s de contato, email, etc
KLAUJAH- Delicia, imagina, eu quem fiquei bem surpresa e até peço sua comprensão, pois escrever é uma beleza e eu escrevi bastante e se tiver muito grande pode resumir que tá tranquilo tá...Filosofia De Rua Não Para Por Ai!!!Sucesso e prosperidade para o nosso movimento.
E pra quem possa interessar esses são meus contatos:
EMAIL:klaujahfya@hotmail.com
FACEBOOK: http://facebook,com/klaujahmuniz
TEL: (11) 8570-9219 ou (11) 3242-3561 (com Paula)
UGLI C.I. : agradeço a Klaujah pelas resposta e desejo a voce toda sorte nessa longa e estranha caminhada, Bjos Negaaaaa!!!!!!!
loko as idéi dessa mina, firmeza total!!!!
ResponderExcluir